Estatísticas sobre explosões de poeira inflamável na indústria

Materiais inflamáveis

De todos os acidentes registrados, poeira de madeira e poeira de produtos usados na indústria alimentícia têm a porção maior (no total, 62% de todos os acontecimentos).Neste grupo deveria ser mencionado poeira de madeira, poeira de madeira contaminada com  substâncias químicas (OSB, placas de MDF, etc.), poeira de açúcar, poeira de produtos de grão e de cacau.

Industrias de processamento

Levando em consideração as estatísticas acima, não pode ser surpreendente que incidentes envolvendo poeiras inflamáveis ocorram mais frequentemente em indústrias relacionadas ao processamento de madeira e na indústria alimentar amplamente compreendida. Deve ser notado que o gráfico não inclui indústrias nais quais o risco de acidente envolvendo poeira inflamável é baixo, mas os efeitos potenciais do evento podem ser catastróficos. Um exemplo de tal indústria é certamente a indústria de energia entendida como usina elétrica e usinas combinadas de calor e energia.

Equipamento

Olhando através do prisma dos dispositivos, o maior número de incidentes envolvendo poeira inflamável ocorre em plantas coletoras de poeira (filtros de poeira e ciclones) e em silos de armazenamento (30% do total de todos os acontecimentos). Levando em consideração outras formas de armazenamento, parece que mais de 38% de todos os acontecimentos ocorrem durante a armazenagem ou durante a coleta de poeira. Outro grupo importante de dispositivos são vários tipos de elevadores e transportadores (10%  de todos os acontecimentos). Nesse grupo, atenção especial deve ser dada aos elevadores de caçamba e às correias transportadoras.

Opinião de especialista

Os resultados do relatório coincidem com os nossos muitos anos de experiência. Acidentes com poeiras explosivas e inflamáveis ocorrem mais frequentemente na indústria alimentícia e de madeira – incluindo a produção de alimentação (no total de 62% dos acidentes). Deve ser enfatizado aqui, que os resultados apresentados acima são quantitativos e não levam em consideração a escala de acidentes. Isso significa que o relatório não inclui indústrias nas quais a combustão de poeiras inflamáveis ocorre relativamente em raras ocasiões, mas seus efeitos podem ser catastróficos. Usina elétrica é um exemplo de tal indústria (explosão na usina elétrica Turów e em Dolna Odra). Por essa razão, este tipo de dado deve ser analisado com alguma precaução que irá nos proteger de tirar conclusões precipitadas.

Cloney, Chris (2018) “2017 Combustible Dust Incident Report – Version #1” | www.myDustExplosionResearch.com/2017-Report