Uma explosão na planta Georgia – Pacific, que produz placas de madeira compensada, machucou sete pessoas. Duas delas morreram. O incidente ocorreu em março de 2014. Em 11 de abril de 2018, o tribunal anunciou o resultado no caso trazido por uma das partes lesadas. Três empresas foram consideradas culpadas pelos incidentes.
Como indicado: “ Apesar do risco de explosão e deflagração, o qual foi devido à presença de poeira altamente inflamável e faíscas no processo, o sistema de extração de poeira, incluindo a detecção de faísca e o sistema de extinção não atenderam aos muitos padrões da indústria definidos pela Associação Nacional de proteção contra incêndios e Global FM”.
A tribunal culpou pelo incidente três empresas que devem pagar indenização para o requerente em uma quantia total de 134 PLN -Zloty Polonês- (39. 7 milhões de dólares):
- Fabricante de extração de pó (51% da quantia)
- Fabricante do sistema de extinção e do sistema de detecção de faísca (26% da quantia)
- Georgia-Pacific – planta produtora onde a explosão ocorreu (23% da quantia)
Advogados do fabricante do sistema de despoeiramento e detecção de faísca e do sistema de supresão, em suas linhas de defesa, quiseram mostrar que o culpado pela tragédia é a Georgia – Pacific. Foi apontado que houve uma falta de treinamento do pessoal atendendo o sistema de despoeiramento e falta de apropriadas inspeções do sistema.
Comentário do especialista
Conforme explicado por Bartosz Wolff, presidente do Grupo Wolff, que tem muitos anos de prática no campo de segurança contra explosão; sistema de detecção de faísca e sistema de extinção são amplamente usados na indústria. Eles tem ganhado uma alta popularidade em particular na indústria de madeira, onde eles são usados nos canais de sistemas de despoeiramento de ar poluído e no carregamento de silo. A função deles é prevenir que faíscas entrem no interior dos dispositivos mencionados, que são para protegê-los da explosão. Sua efetividade é relativamente alta, mas é preciso estar atento que sistemas preventivos, os quais incluem detecção de faíscas e extinção, podem falhar. Esse foi o caso aqui.
A analogia aqui pode ser um carro, o qual também tem vários sistemas para reduzir o risco de um acidente. Entretanto, nós não somos capazes de eliminá- lo por completo. Por isso que sistemas que eliminam esses efeitos são tão importantes. Nos carros, eles são os airbags. Em instalações industriais à prova de explosão, tal airbag são os paineis de alívios de explosão, sistemas de ventilação sem chamas e supressão de explosão e sistemas de fechamento.