Explosões na indústria

Estatísticas sobre explosões de poeira inflamável na indústria

De todos os acidentes registrados, poeira de madeira e poeira de produtos usados na indústria alimentícia têm a porção maior (no total, 62% de todos os acontecimentos).Neste grupo deveria ser mencionado poeira de madeira, poeira de madeira contaminada com  substâncias químicas (OSB, placas de MDF, etc.), poeira de açúcar, poeira de produtos de grão e de cacau.

134 milhões em penalidades por causar a explosão de pó de madeira em um filtro de poeira

Uma explosão na planta Georgia – Pacific, que produz placas de madeira compensada, machucou sete pessoas. Duas delas morreram. O incidente ocorreu em março de 2014. Em 11 de abril de 2018, o tribunal anunciou o resultado no caso trazido por uma das partes lesadas. Três empresas foram consideradas culpadas pelos incidentes.

Explosão na planta de óleo

Na planta de produção Saipol (Grupo Aril), processamento de sementes oleaginosas, uma explosão ocorreu resultando na morte de duas pessoas. O porta – voz da empresa disse que a explosão ocorreu durante o trabalho realizado dentro do tanque de armazenamento. Ele adicionou que após a explosão houve um incêndio. O acidente ocorreu em 17 de fevereiro, por volta das 11: 00 horas.

Explosão de poeira de milho – uma penalidade de 1.8 milhões de dólares foi imposta

A agência de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) aplicou uma penalidade de 1.8 milhões para a Milling Didion Inc. pela explosão de poeira de milho em uma das plantas de fabricação da empresa. Nessa explosão que aconteceu em 31 de maio de 2017, cinco empregados morreram e outros doze ficaram machucados. Como a investigação da OSHA mostrou, dois dias antes da explosão houve um incêndio nas instalações da fábrica, aquecedor o qual estava localizado em um secador de leito fluidizado. O que mais, a OSHA já em 2011 apontou para um número de irregularidades na planta da Moagem Didion Inc. As mesmas regularidades também aparecem no relatório emitido depois da explosão, o qual pode indicar que a empresa não tomou nenhuma ação corretiva na época.

Um tanque cheio do milho desaba e acaba causando uma explosão em massa

Um tanque cheio de milho foi danificado nessa fazenda em Indiana (USA), e depois desabou e explodiu. Como resultado do desbamento do silo, a poeira contida nele foi liberada. Havia uma poderosa nuvem de poeira e ar que incendiou em algum ponto. Nesse caso, uma fonte potencial de combustão poderia ter sido um elemento quente do caminhão ou uma faísca mecânica causada pelo impacto do silo na construção do galpão.

Explosão de poeira em um elevador de grão

O filme mostra a explosão de poeira que ocorreu em um elevador de grão, construído de concreto. Analisando o vídeo, nós notamos que a corrente de ar da explosão foi criada na parte inferior da construção e depois gradualmente se deslocou para suas partes superiores. Após a explosão, houve um incêndio. Jornalistas também apontaram que a mesma explosão ocorreu em outra planta da mesma empresa alguns anos antes.

A explosão de poeira de grão durante a limpeza do canal da rampa

Na instalação de moagem de cereal, o canal da rampa o qual estava localizado embaixo do moinho estava bloqueado. O empregado querendo limpá-lo com uma haste, levou a uma faísca mecânica a qual causou as nuvens de poeira a se inflamarem, consequentemente, a uma explosão. O fenômeno foi tão perigoso que a onda de pressão poderia ter soprado para o ar imediatas porções de poeira, as quais permaneceram nos dispositivos e construções. Felizmente, isso não aconteceu.

Explosão de poeira em um terminal de grão – 1 pessoa morreu, 9 ficaram machucadas

Na quarta, 27 de dezembro de 2017, uma explosão ocorreu em um terminal de grão em Rosário (Argentina), a qual resultou na morte de uma pessoa e 9 outras ficaram feridas. O operador do terminal é COFCO (Corporação Nacional de Cereais, Óleos e Alimentos da China) o maior processador e produtor de alimentos, chinês. A explosão ocorreu na área de carregamento do grão.

Explosões e fogo em fábrica de instalações de substâncias perigosas

Na quinta, 4 de maio de 2017, várias explosões e um grande incêndio ocorreram nas instalações de processamento de substâncias químicas perigosas Requimsa, localizada em Arganda del Rey. Ao menos, 36 pessoas ficaram machucadas.

Explosão na fábrica da BASF em Ludwigshafen, Germany

Em 17 de outubro de 2017, acerca de 11:30 horas, uma explosão ocorreu na fábrica da BASF em Ludwigshafen. Serviços de emergência de toda a região vieram à cena. Ao menos, 2 pessoas morreram. A assessoria de imprensa deu informação sobre uma dúzia de pessoas machucadas e pessoas desaparecidas. De acordo com informação não confirmada, a explosão provavelmente ocorreu a bordo de um dos tanques no Porto Norte em Rhine, o qual fornece 2.6 milhões de toneladas, anulamente, para a BASF. A preocupação indica que o acidente ocorreu enquanto trabalhavam no oléoduto, o qual recarrega líquidos inflamáveis e gás liquefeito.

Explosão em PEPCON

Trinta anos atrás, em 4 de maio de 1988, um desastre industrial ocorreu em plantas de produtos químicos que produzem oxidante de foguete na Pacific Engineering Production Company de Nevada (PEPCON) em Henderson, Nevada. Duas pessoas foram mortas e 372 ficaram machucadas. Perdas foram estimadas em 100 milhões de dólares. Por ser um dos maiores na história de explosões, mesmo distante há pelo menos 20 km, Las Vegas foi abalada.

De acordo com o estudo de caso de NASA no desastre da PEPCON, isto foi o resultado da combustão de uma faísca vinda do maçarico de soldagem, o qual causou um incêndio nas paredes e no telhado de fibra de vidro, e depois levou a maior explosão não nuclear do país.